Ano novo, vida nova? Saiba o que fazer para deixar de fumar

De acordo com o 13º relatório do Observatório Nacional das Doenças Respiratórias o hábito de fumar é responsável por cerca de 32 mortes por dia. O tabaco é a causa de doenças respiratórias como doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), que representa 46,4% do total destas patologias e que afetará cerca de 90% dos fumadores. O tabagismo é ainda apontado como responsável de dois em cada dez casos de cancro e de 12% das mortes por infeção respiratória inferior.  

Olhar para os efeitos nefastos que o tabaco tem na saúde deverá ser uma ótima motivação para deixar agora mesmo de fumar. Parar de fumar é um processo difícil e que pode envolver várias tentações e até recaídas, exigindo um grande nível de determinação e autodisciplina para se conseguir atingir a completa abstinência.  

Uma vez que o tabaco induz uma dupla dependência: psicológica e farmacológica, para conseguir deixar de fumar poderá necessitar de ajuda profissional, que poderá encontrar junto do seu médico de família e nas consultas de cessação tabágica, disponíveis através da Direção Geral de Saúde em vários pontos do país. 

Abaixo deixamos-lhe alguns conselhos úteis para concretizar a sua resolução para 2019 de deixar de fumar: 

  • Determine uma data para deixar de fumar. Ser concreto irá ajudá-lo a manter o compromisso; 
  • Anuncie aos seus familiares e amigos que vai deixar de fumar e quando o vai fazer. Envolver as pessoas à sua volta garante-lhe apoio e solidariedade para cumprir com o seu objetivo; 
  • Fale com o seu médico de família, de forma a que este o possa ajudar nesse processo – seja com medicação para suprimir a necessidade de nicotina, seja com o encaminhamento para apoio psicológico ou consultas de cessação tabágica; 
  • Elabore uma lista dos motivos que o levam a querer deixar de fumar e olhe para ela sempre que tiver vontade de quebrar o seu compromisso; 
  • Evite o convívio com pessoas que estão a fumar, bem como a presença em locais onde habitualmente sente mais vontade de fumar; 
  • Pratique exercício físico e faça uma alimentação saudável, para evitar um potencial ganho de peso e para contribuir para a libertação das hormonas de bem-estar e reduzir a vontade de fumar; 
  • Junte num mealheiro transparente o dinheiro que gastaria em tabaco para que sirva de motivação e depois compre com ele algo para si que já deseja há algum tempo; 
  • Não desanime se tiver uma recaída, recomece o processo.