“Cuidar da nossa reserva respiratória é essencial para tudo na vida”

O mês de novembro foi escolhido pela Associação Nacional de Tuberculose e Doenças Respiratórias (ANTDR) para lançar a iniciativa Respirar Ponto – Viver em Plenos Pulmões”. O Vital Health esteve à conversa com a direção da Associação sobre o panorama das doenças respiratórias em Portugal e sobre este ciclo de conferências, rastreios e exposições que pretende sensibilizar a comunidade para a importância de respirar bem, utilizando como veículo a cultura.

Vital Health (VH) | Segundo o Observatório Nacional de Doenças Respiratórias de 2016, morrem por dia 47 portugueses por doenças do foro respiratório. De que forma é que encara estes números e como é que eles têm evoluído nos últimos anos?
Maria Conceição Gomes (MCG) | São números preocupantes, que classificam este grupo de doenças como as terceiras em escala de importância, no nosso país. Segundo o Observatório Nacional das Doenças Respiratórias, entre 2009 e 2013 houve um aumento da mortalidade por doenças respiratórias de 11,8%, enquanto no mesmo período a mortalidade global mostrou uma tendência de estabilidade (redução de 0,99%).

Por: Dr.ª Maria da Conceição Gomes, presidente da ANTDR. Esta entrevista contou também com a colaboração dos Drs. José Reis Ferreira e José Miguel Carvalho, membros da direção da ANTDR.

 

Para ler a entrevista completa, clique aqui