O Dr. António Carvalheira Santos falou sobre Doenças Respiratórias no programa Diga Doutor da RTP

No passado dia 6 de Janeiro, o programa Diga Doutor, da RTP abordou o tema das Doenças Respiratórias, onde se debruçou sobre a importância da Reabilitação Respiratória e visitou um centro especializado em Reabilitação Respiratória, em Lisboa: o Air Care Centre®.

Em estúdio pode-se contar com uma entrevista ao Dr. Carvalheira Santos, pneumologista do Hospital Pulido Valente, cujas mensagens chave se centraram em:

  • Como o frio aumenta o risco de doenças respiratórias;
  • As doenças respiratórias crónicas, nomeadamente a DPOC e os seus sintomas;
  • O programa de Reabilitação Respiratória no AIR Care Centre® da Linde.

Na reportagem ao Air Care Centre®, o fisioterapêuta Paulo Abreu explicou como funciona o programa do centro, mencionando a existência de uma equipa interdisciplinar do AIR Care Centre®, bem como a importância de aprender a respirar e de ter um bom plano de ação para que o doente aprenda a gerir a sua doença. Referiu ainda que são as pessoas com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) as que mais procuram este tratamento, e que os pacientes chegam por recomendação do seu pneumologista ou médico de família.

Contou-se ainda com o testemunho do Tenente Coronel João Martins, que partilhou a sua história enquanto doente com DPOC e enquanto utente do AIR Care Centre®. Na sua opinião, a falta de exercício físico agrava os sintomas de dispneia, piora a condição muscular e acaba por provocar isolamento.

Ainda sobre este tema, foram  mencionadas algumas estatísticas do país:

  • A mortalidade por pneumonias em pessoas acima dos 65 anos é superior a 30%, porque os doentes vão tarde ao médico.
  • A taxa de mortalidade por pneumonia em Portugal é de cerca de 20%.
  • Menos de 2% dos portugueses com indicação para reabilitação respiratória tem acesso a este tratamento. A média europeia é de 30%, na Holanda e em Inglaterra chega aos 70%.

Para assistir à totalidade do programa, clique aqui.