Dr. António Carvalheira Santos fala sobre a importância de prevenir contra o frio no Bom Dia Portugal, RTP1

No passado dia 21 de novembro, o Dr. Carvalheira Santos foi entrevistado no Programa Bom Dia Portugal, do canal RTP, para falar sobre a importância da reabilitação respiratória (RR) como medida de prevenção e preparação para o tempo frio nos doentes respiratórios crónicos.

As principais mensagens desta entrevista ao Dr. Carvalheira Santos prenderam-se com uma explicação do que é a reabilitação respiratória, como é a que RR pode auxiliar o doente a reaprender a respirar e ganhar maior capacidade para efetuar as suas tarefas diárias, e qual o impacto que o frio tem no nosso organismo, tornando as pessoas com doenças respiratórias com maior probabilidade de desenvolverem infeções respiratórias.

Em resumo, o frio aumenta o risco de doenças respiratórias, em especial as pessoas que sofrem de asma e DPOC. Existe uma ideia errada de que as pessoas devem ficar paradas para recuperar, uma das melhores soluções para estas pessoas é a reabilitação respiratória. Segundo o Dr. Carvalheira Santos “o objetivo da reabilitação é voltar a habilitar”, e acrescenta que existe um ciclo vicioso que decorre nos doentes respiratórios. Devido a sintomas como a dispneia, falta de ar e cansaço, as pessoas tendem a diminuir a sua atividade, o que leva a uma diminuição do musculo que suporta esta atividade, o que por si gera mais falta de ar. Para resolver este problema é necessário reverter esta situação. Assim, a reabilitação pretende ajudar a pessoa a ganhar capacidade para efetuar as tarefas do dia-a-dia, e não ter tanta dificuldade respiratória e retomar a sua integração social e profissional. A reabilitação tem duas componentes importantes: controlo respiratório e fortalecimento muscular, sendo necessária uma avaliação prévia ao comprometimento respiratório e cardíaco de cada doente. Para o Dr. Carvalheira Santos, é fundamental prevenir contra o frio, pois este é um irritante brônquico, que leva à produção de maiores secreções. O muco, constituído por proteínas e açúcares juntamente com a temperatura quente do nosso organismo é um berçário para a multiplicação de vírus e bactérias. Nesse sentido, há que fazer a limpeza brônquica e do muco nasal que é fundamental para prevenir as infeções respiratórias, e para os sintomas serem menos penalizadores

Para aceder à entrevista, poderá fazê-lo pelo seguinte link , sendo que a entrevista foi transmitida entre os minutos 21”10’ – 24”40’.