Dr. José Reis Ferreira, da ANTDR, é entrevistado na TV Record sobre a importância de Respirar Bem

No passado dia 15 de novembro, dia Mundial da DPOC, o Dr. José Reis Ferreira, membro da Associação Nacional de Tuberculose e Doenças Respiratórias (ANTDR) foi entrevistado no programa Fala Portugal, da TV Record.

Segundo o Dr. José Reis Ferreira, as doenças respiratórias têm um enorme peso na sociedade. A DPOC é uma doença muito comum, que começa suavemente, e vai dando cansaço, tosse e expetoração. Tem poucos sintomas e é progressiva. É necessário detetar a patologia precocemente, sendo assim mais fácil de tratar e evitar que progrida.

A prevenção começa por evitar fumar, em 90% dos casos, fumar é causa fundamental da DPOC. No entanto pode atingir qualquer pessoa, tanto mulheres como homens.

Verifica-se que as pessoas ainda não estão sensibilizadas para a importância de respirar.

Mas, quando começamos a não saber respirar bem, nada mais nos interessa! As pessoas apenas se preocupam quando a situação está mais crítica, sendo que infelizmente a generalidade das pessoas foge ao contacto com os médicos.

Nesse sentido, a ANTDR organizou a iniciativa Respirar Ponto, que decorre até dia 29 de novembro, no espaço AtmosferaM para alertar a população para a importância de respirar bem.

Poderá assistir à entrevista através deste link.