Drª Maria da Conceição, presidente da ANTDR entrevistada na SIC, a propósito do Dia Mundial da DPOC

No dia 15 de novembro assinala-se o Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC).

Nesse âmbito, a Drª Maria da Conceição Gomez, presidente da Associação Nacional de Tuberculose e Doenças Respiratórias (ANTDR), e o Sr. Tenente Coronel João Martins, foram entrevistados na SIC, no programa Edição das Manhãs.

A Drª Maria da Conceição abordou  o tema da DPOC, explicando que se trata de uma doença crónica, que afeta as vias aéreas e é caracterizada por uma deterioração da capacidade respiratória, verificando-se limitações do doente na reallização das tarefas do dia-a-dia. Destacou ainda o tabaco como uma das principais causas de DPOC, reforçando a importância da prevenção precoce.

O Sr. Tenente Coronel João Martins, que foi diagnosticado em 2014 com esta patologia, partilhou na primeira pessoa a sua experiência com a DPOC, bem como as limitações impostas pela doença.

No âmbito de sensibilizar a população para a importância de respirar bem, a ANTDR organizou a iniciativa Respirar Ponto – Viver em Plenos Pulmões, que está a decorrer até dia 29 de novembro no espaço AtmosferaM, em Lisboa. Para mais informações, poderá aceder ao programa aqui.

Para assistir à entrevista na íntegra, clique aqui.