A oxigenoterapia consiste na administração de oxigénio suplementar de forma a enriquecer o ar que respiramos em oxigénio. A oxigenoterapia obedece a critérios rigorosos de seleção bem definidos e requer a prescrição de um médico especialista.
A prescrição da Oxigenoterapia de Longa Duração (OLD) é necessária nos casos de insuficiência respiratória crónica estável, sendo o oxigénio administrado por períodos prolongados, superiores a 15 horas/dia.
A oxigenoterapia melhora a sobrevida das pessoas com doenças respiratórias, como a Insuficiência Respiratória e a DPOC, contribuindo para a melhoria da tolerância ao exercício físico, para o aumento da capacidade de exercício físico e melhoria da tolerância ao esforço.
A oxigenoterapia de deambulação (OD) consiste na administração de oxigénio durante as atividades de vida diária realizadas fora de casa, em doentes que estão em OLD ou só precisam de oxigénio suplementar quando fazem esforços. Para realizar OD são necessários dispositivos portáteis, como os concentradores portáteis ou reservatórios portáteis de oxigénio liquido. Os concentradores portáteis produzem oxigénio a partir do ar ambiente e têm autonomia que pode ir até 8 horas de funcionamento dependendo da capacidade da bateria e da quantidade de oxigénio que o doente necessita, podendo a bateria ser facilmente recarregada.
Esta solução aumenta a independência e autonomia do doente respiratório crónico, promovendo a sua qualidade de vida.