cansaço

Ressonar, acordar cansado, adormecer em qualquer lugar. A privação do sono é grave

A privação do sono e suas perturbações podem ter consequências graves. Os sinais normalmente são detetados pelos parceiros. Ressonar, paragens respiratórias durante o sono, engasgamentos ou sono agitado com vários despertares. Sono pouco repousante, cansaço ou fadiga, alterações na atenção e concentração, dores de cabeça ao acordar e levantar.

Susana Sousa, pneumologista , refere que “a sonolência diurna excessiva e a diminuição da atenção podem alterar a produtividade e aumentar os erros ou acidentes laborais.” “A sonolência durante a condução é também causa frequente de acidentes de viação. Frequentemente as doenças do sono atingem o casal e a própria família.

A ansiedade e depressão são verificadas, muitas vezes, nos parceiros, causadas por consecutivas noites sem qualidade de sono, pelo ruído causado pelo ressonar ou pelas pausas respiratórias durante a noite. A irritabilidade e o isolamento social levam frequentemente ao conflito e é responsável por muitas separações”, sublinha a especialista.

Para continuar a ler o artigo clique aqui