Tem Asma? Neste Verão, siga estes conselhos:

A asma é uma doença frequente, crónica e que pode manifestar-se em todas as idades e em todas as alturas do ano. Esta é provocada por diversos estímulos, como ácaros do pó, pólenes ou poluentes atmosféricos, que causam uma inflamação das vias respiratórias e provocam dificuldade em respirar. Os principais sintomas associados à asma são:

  • Respiração ruidosa (conhecida como pieira)
  • Dificuldade em respirar (dispneia)
  • Opressão torácica
  • Tosse, especialmente à noite

Apesar de o Inverno ser a estação do ano durante a qual  as exarcebações desta doença são mais frequentes, não devemos esquecer-nos que no Verão uma pessoa com asma está exposta a algumas situações de risco que precisam de atenção. Abaixo partilhamos alguns cuidados a ter nos meses mais quentes para manter a asma controlada:

  1. Controlar a temperatura do ar condicionado – em verões muito rigorosos é muito frequente que se liguem os ares condicionados, seja em casa ou no carro. No entanto há que ter em atenção que a passagem de um ambiente quente para um ambiente exageradamente frio pode ser prejudicial para as pessoas que sofrem de asma, uma vez que as mudanças bruscas de temperatura podem desencadear crises respiratórias. Para além disso, o ar condicionado reduz a humidade presente no ar, o que leva à irritação das vias respiratórias.
  2. Ter cuidado com os mergulhos na piscina e/ou em alto mar – é vulgar ouvir-dizer  que quem sofre de asma não pode entrar na piscina, nem mergulhar no mar, o que não é correto. Uma pessoa com asma pode estar na piscina desde que tenha cuidado com o cloro, especialmente se frequentar piscinas fechadas, pois o cloro irrita as vias respiratórias. Relativamente aos mergulhos em alto mar é necessário ter atenção redobrada, pois se a asma não estiver controlada e a água for fria, pode desencadear-se uma crise asmática.
  3. Praticar exercício físico em horas de menor concentração de pólenes – uma pessoa com a asma controlada consegue praticar exercício físico sem qualquer restrição, no entanto no verão é necessário ter alguns cuidados redobrados. Devido a uma maior incidência da luz solar, existe uma concentração maior do níveis de ozono, que é altamente irritante para os brônquios e vias respiratórias, aumentando as crises asmáticas. Desta forma, aconselha-se a prática de exercício físico durante o período da manhã.
  4. Ter a casa sempre arejada – nesta altura do ano é frequente que passemos muito mais tempo fora de casa devido às férias  ou ao bom tempo que nos leva a passar muito tempo na rua. É muito importante que tenha sempre a casa arejada, para evitar a acumulação de poeira e mofo, que desencadeiam crises de asma frequentes. Recomenda-se, ainda, o uso de produtos de limpeza sem aromas muito fortes, pois estes também podem desencadear uma crise. Aproveite os dias de sol para abrir as janelas e deixar o ar puro entrar.

Para além disto é importante não esquecer a realização correta do tratamento farmacológico indicado para a asma, pois é este que permite o controlo da doença e um estilo de vida sem restrições. Se vai de férias não se esqueça do seu kit de tratamento de manutenção e de SOS.