Tenente Coronel João Martins conta como é viver com DPOC

No passado dia 15 de novembro, no programa Fala Portugal, do canal TV Record, passou uma peça jornalística sobre a vida do Tenente Coronel João Martins, que vive com a DPOC desde 2014.

Nesta peça, é retratado como é viver com a DPOC, o facto de ter oxigénio móvel como novo companheiro e viver com o tormento da condição de doente pulmonar.

O Tenente Coronel menciona que não queria dar trabalho, pediu ao médico para lhe dar uma solução. Conseguiu ao fim de algum tempo acesso a um centro de reabilitação onde fez fisioterapia e um conjunto de sessões de terapia de grupo, que o ajudaram a viver com a doença. João Martins acrescentou que “preciso do oxigénio para me ajudar, mas o exercício é o que me mantém”.

João Martins fala das limitações que tem, aceita que tem a mobilidade mais reduzida, no entanto diz que consegue ir a todo o lado, embora tenha de ser devagar. Menciona ainda a dificuldade que era sair à rua com o aparelho do oxigénio, mas reforça a importância de não sentir o estigma, vergonha e medo – diz que é como usar óculos para ver.

Para aceder à peça jornalística, clique aqui